CASA DE REPOUSO PARA IDOSOS. Quando morar?
Os filhos já estão casados, as atividades trabalhistas já encerraram e, em alguns casos, o(a) companheiro(a) já faleceu. Quando o aposentado se vê diante desses fatores é o momento em que eles começam a pensar na possibilidade de moradia em uma casa de repouso.
Mas não são somente esses fatores que pesam na decisão. Se o idoso apresenta dificuldades para executar as tarefas do dia a dia, em decorrência da capacidade funcional que está comprometida, pode ser o período de optar pelas casas de repouso. Isso porque, elas oferecem uma boa assistência a quem está na terceira idade, um ambiente limpo e com boa acessibilidade. Além disso, é uma boa alternativa para espantar a solidão, pois a casa está sempre cheia.
Mas antes de escolher é preciso verificar se a mesma atende as suas necessidades. Ou seja, deve ser realizada uma pesquisa dos serviços oferecidos, entre eles: condições para circular, ampla área verde, equipe de cuidador, nutricionista, educador físico, gerontólogo, psicólogo e se o ambiente tem a segurança adequada.
Vale lembrar que toda instituição tem regras e horários para facilitar a vida do idoso e do cuidador. Por este motivo, é importante que a família atente a esses cuidados e, obviamente, esteja sempre presente oferecendo apoio, carinho e atenção ao idoso na escolha.